Jump to content

silent rangefinder


rui_lebreiro

Recommended Posts

Olá Rui,

Vi as tuas imagens e apenas te posso responder: elas MERECEM uma LEICA - M! Não me refiro aqueles modelos mais ou menos ridículos para coleccionador que valem fortunas e que são fabricados para estarem em vitrines...Também não me refiro aquelas objectivas cheias de especificações (Apo, Aspheric, etc, etc.). Se não te podes dar ao luxo duma M6, procura uma mais velhinha em bom estado. Na minha opinião uma M2 (normalmente as mais baratas) com uma Summicron 35mm (muito pequena, confortável e discreta, óbviamente com resultados excelentes), e uma Tele-Elmarit 2,8/90mm (tb. muito compacta) seriam um excelente começo (e dos mais "económicos" a nível de Leica). Tem em atenção, no entanto, que qq destes modelos mais antigos (excepto a M 5 e a CL, casos um pouco à parte) não possuem fotómetro incorporado. Não te deixes assustar pela idade dos aparelhos. Assumindo que foram bem estimadas e se encontram em bom estado, foram feitas para durar e aguentar. Para te dar uma idéia: a minha Leica (refiro-me aos corpos) mais "nova" é de 1978! (Uma M 4 - 2). A minha "velhinha" (M3) tem exactamente a minha idade, ou seja 53 anos. Tomara eu estar tão "bonitinho" e em forma como ela... Para teres uma melhor idéia dos vários modelos, preços etc., aconselho-te a dar uma vista de olhos nuns sujeitos austríacos que vendem muito material usado: www.leicashop.com. A página é excelente, cheia de (boas) fotografias dos aparelhos, etc. Eu mandei vir há pouco tempo uma 400mm para a EOS e o serviço não podia ter sido melhor. Recebi tudo muito bem empacotado e a objectiva não teria melhor aspecto se tivesse saído da fábrica. Caixa original, papéis, etc. Preciso de me esforçar muito para detectar marcas de uso! Parecem-me ser bastante sérios. E quanto a Leicas, têm uma colecção de SONHO...

Outra hipótese interessante, na minha opinião, seria usares uma Rolleiflex TLR... (Ou outro modelo qq de obturador central, mas eu só posso falar pela Rollei. Com uma Planar, garanto-te que não ficam nada atrás de uma Hasselblad no que toca a qualidade de imagem (Não estou a falar de cor, tenho os dois modelos). E são SUPER-SILENCIOSAS! Claro, ficas sujeito a uma única objectiva...

Bem, a minha resposta já vai longa, mas fica a saber que foi a qualidade e o estilo das tuas imagens que me levaram a responder à tua pergunta (já agora: foi a primeira vez que o fiz...).

Fica à vontade para perguntar mais alguma coisa, se assim o desejares.Dispõe sempre.

Rui Morais de Sousa

P.S.: Outra vantagem da Leica: o mecanico do representante (o Sr. Nunes) é deveras competente e consciencioso, além de uma excelente pessoa. Para quem usa equipamentos com algumas décadas em cima, é deveras reconfortante saber que estão bem entregues quando precisam de uma revisão.<div>00RTZL-88073584.thumb.jpg.418c31d72096950f9e9b8e30ef684566.jpg</div>

Link to comment
Share on other sites

ola rui,

 

antes de mais obrigado pelas tuas palavras simpáticas e, claro, pelo teus conselhos :)

 

a verdade é que, apesar de me sentir mto cativado pelas rangefinder, ainda tenho alguma relutancia em investir muito no filme, mas ando-me a tentar

 

vou estar atento a boas hipóteses q apareçam, no site q referiste ou noutros.

 

ab,

rui

Link to comment
Share on other sites

Ola Rui novamente,

Antes de mais, desculpa a minha imagem gigantesca (estava a fotografar o edifício da Assembleia). A intenção não era "dar nas vistas": eu é que sou nabo nestas coisas de computadores e net, pensei que a imagem fosse ficar pequenina como as outras, nem me preocupei com o tamanho...).

Ainda quanto à Leica: não há nada como pegar numa (e usar, claro), para se sentir a diferença. É algo um pouco difícil de definir. Parece que foi feita para estar na mão, para ser um prolongamento dela. É directa e simples. Especialmente as mais antigas têm um visor "limpo", sem lixo visual. Convidam a fotografar...

Se vieres aqui para os lados de Montemor-o-Novo (onde vivo actualmente), e te apetecer, diz alguma coisa. Não me importo de te deixar experimentar "ao vivo". Sempre é diferente de estar a olhar para uma numa loja...

O único problema actual da Leica, na minha opinião, é de se ter tornado numa marca (quase exclusivamente) feita a pensar em clientes ricos que, média geral, pouco têm a ver com fotografia. Passou a ser um objecto de status, de colecção, de investimento. Que pena e que vergonha...

Eu pessoalmente nunca experimentei nenhuma, mas penso que uma boa alternativa, e bem mais económica, possam ser as Voigtländer / Cosina. Pelo menos a nível de objectivas dá-me a sensação de serem mt boas e estarem próximas da filosofia original da Leica. Uma alternativa ainda, certamente tb interessante, seria algo a nível de preço intermédio: a Zeiss Ikon, com as suas excepcionais Biogon, Distagon, Planar etc. Em qualidade óptica certamente não inferiores à Leica. (Não faço idéia se existem por cá, e ponho em dúvida que haja um serviço minímamente decente. Já a Contax era uma tristeza com uma porcaria de representante).

Bem, seja qual for a escolha que faças, não deixarás certamente de continuar a fazer imagens muito interessantes. Na realidade a câmara é de facto secundária.

um abraço, Rui<div>00RUDi-88335584.jpg.98322e7abd6ddd3b20ba4ae5fc4eb6a3.jpg</div>

Link to comment
Share on other sites

ui, essa foto é absolutamente s-o-b-e-r-b-a! :) grande momento e o p&b está uma delícia

 

é como dizes, tenho mesmo que experimentar :\

infelizmente montemor n é mesmo aqui ao lado eheh (moro no porto) senao tomavamos 1 cafezito

 

este fim de semana em principio vou andar a "brincar" com uma nikon fm2, pra ver que tal me sinto de volta ao

filme :) e claro, vou estar muito atento ao que vejo por aí em termos de rangefinders.

 

nao tens um link de fotos? o que tens no teu profile nao funciona

 

ab,

rui

Link to comment
Share on other sites

Ola novamente, de facto não será fácil encontrares-me na net, a não ser relacionado com fotografia e publicações

de arquitectura. A página que tinha da minha editora White & Blue (alguns exemplos"Álvaro Siza - Museu de

Serralves", "Souto de Moura - Santa Maria do Bouro") cancelei-a há uns tempos, para a renovar. Agora vejo que

provávelmente vou ter de fechar a editora, pois os tempos estão complicados, os clientes não pagam e o fisco come

tudo. Ainda fiz um

perfil recentemente no my space mas aborreci-me daquilo e fechei tb. Penso começar em breve um blog... É uma seca

scannisar negativos, mas vamos ver.

Que tal a FM2? Eu tenho uma FM que herdei dum amigo e gosto, embora não seja própriamente silenciosa. O problema

é que considero as objectivas da Nikon mt inconsistentes: umas são óptimas, outras não me convencem. A minha

preferida é a 2,5/105mm, manual (não tenho experiência autofocus com Nikon, optei por Canon).

Como estás a pensar fazer com as revelações? Na minha opinião, P/B só vale a pena se for bem feito, o que média

geral significa ser revelado/ampliado pelo próprio.

Vou tentar juntar mais uma ou duas imagens relativas ao teu tema.

Abraço, Rui<div>00RWJj-89343584.jpg.f335123cfaacc5481aa56efec99372a6.jpg</div>

Link to comment
Share on other sites

E para não abusar, só mais uma tb do mesmo dia. Tem piada, reparo que são as três de 1983. Estou a ficar velho. Mas continuo a fotografar, claro. Tenho até andado a desempoeirar algum equipamento. Nas últimas semanas tenho usado de td um pouco: Leica, Rollei 35mm (+ Zeiss Planar+Sonnar+Distagon), (até uma velha Exakta dos anos sessenta),etc., etc. O que me tem dado mais gozo, no entanto, tem sido fazer uns belos negativos P/B em 13x18 e 20x25 (cm, entenda-se...).

Por enquanto aqui fica a Leica de novo.

Abraço, Rui<div>00RWLS-89353584.jpg.5f1b77defca997cbcc57f389dd919a97.jpg</div>

Link to comment
Share on other sites

excelentes! qualquer delas :)

 

adorei a experuiencia com a FM2, mas de facto silenciosa nao é eheh. Estive a tentar "adivinhar" a exposicao correcta, como se nao tivesse fotómetro, e de facto nao é tao dificil como parece, o que aliado à flexibilidade do filme (em termos de ajustes na revelação) me fez ver q trabalhar sem fotómetro não é tao impossivel como pensava

Ainda assim, nao me estou a ver "todos os dias" sem fotómetro incorporado

 

percebo o que dizes da revelação, mas nesta fase vou ter q revelar fora... e ver q tal

 

ja fui à loja... 4 dias p/ revelar :\

 

ab,

rui

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...